9 de abr. de 2009

S01E05


Temporada: 1
Episódio: 5
Nome Original: Population Bomb
Nome Português: Explosão Populacional
Código: S01E05

Resumo:

Os protetores sobrevoam uma grande metrópole mundial, sem mencionar qual é. E se deparam com todos os problemas causados pelo grande número de habitantes, principalmente a poluição. Wheeler diz que nasceu e foi criado em um local assim [nota: Wheeler é do Brooklyn, Nova York] e que não se incomoda com um local dessa forma. Quando um edifício ameaça desmoronar, eles chamam o Capitão Planeta para salvar as pessoas do local. De volta a Ilha da Esperança, Gaia mostra outros problemas causados por essa super população e Linka cita que há controle da natalidade em vários países. Wheeler diz que ninguém tem o direito de dizer quantos filhos ele quer ou pode ter.

Mais tarde, Wheeler e Gi estão praticando windsurf quando uma tempestade se aproxima. Gi resolve voltar a terra firme e alerta Wheeler. Mas o americano diz que quer ficar mais um pouco e voltar depois. Uma forte rajada de vento acaba levando ele até uma ilha desconhecida, onde ele bate a cabeça e desmaia. Os outros protetores se preocupam dele não ter voltado depois de tanto tempo em meio a tempestade, mas eles nada podem fazer com o mar tão alterado. Wheeler é aprisionado por ratos humanóides (mas do tamanho de ratos comuns), que governam a ilha onde ele caiu. Lá, é jogado para uma área onde seria triturado para servir de comida para a faminta população, quando chama a atenção do cientista local, chamado Malhado. O cientista fica surpreso pelo humano saber falar e comunica o chefe da segurança de lá. Enquanto isso, Malhado começa a explicar a Wheeler todos os problemas que eles convivem. Diz que eles se desenvolveram por causa do lixo tóxico jogado no mar, os tornando mutantes que agem como seres humanos. No começo, eram poucas famílias felizes vivendo em harmonia. Mas com a explosão populacional, veio todos os problemas que esses acarretam, como falta de comida, falta de lugar para ficar, poluição, etc. A cidade de Ratolândia, onde vivem os ratos, é governada por um ditador tirano chamado General Garra. Esse ditador interroga Wheeler, a quem chama de "comida falante" e descobre que há outros seres humanos como ele.

Kwame e Linka são capturados quando o General Garra va em direção ao norte de sua ilha, de onde veio Wheeler. Ele avista os dois protetores na Ilha da Esperança e os captura. Malhado tenta soltar Wheeler, mas é preso. Ma-Ti e Gi percebem a ausência dos outros protetores e saem em busca deles no helicóptero. Wheeler consegue escapar e leva Malhado até a família dele, no alto de um edifício de Ratolândia. Linka e Kwame se livram e vão ao encontro de Wheeler no alto do edifício, onde a poluição é menor e o poder de seus anéis volta a funcionar. Eles contactam Ma-Ti e unem seus poderes para chamar o Capitão Planeta. Ele salva Linka e Kwame, mas Wheeler pede para ficar para se despedir de Malhado. O General Garra, desesperado, pede para que seja usada uma bomba, ainda em fase de testes, para conter o Capitão Planeta. A bomba explode e faz a ilha entrar em colapso, começando a afundar. Wheeler, que estava indo em direção a Malhado, acaba caindo do edifício.

Ele é acordado pelos outros protetores, na mesma ilha onde bateu com a cabeça e havia desmaiado. Sem entender muito bem, os outros protetores avisam que tudo não passou de um sonho. Quando eles vão embora, Malhado ainda dá a mensagem: "Não deixe haver mais gente do que seu mundo possa suportar", alertando sobre o problema da super população mundial.

Curiosidades do episódio:

. Wheeler funciona como protagonista. Novamente, ele faz o papel de protetor menos informado.
. No início do episódio, o Capitão Planeta diz que são mais de 5 bilhões da habitantes na Terra. Esses números são da época que o desenho foi feito, começo da década de 90. Hoje já são mais de 6 bilhões.
. Alguns países do mundo ainda mantêm sistemas de controle da natalidade, principalmente China. Outros preferem a prevenção e conscientização da população para o problema.
. Dois países já passaram da casa do 1 bilhão de habitantes: China e Índia. E são justamente os dois países com as maiores taxas de crescimento no mundo, aumentando também o consumo de sua população.

A seguir, é possível conferir o episódio com som original (dublado em inglês). Os videos estão hospedados no YouTube por um usuário chamado Shadowboro. Não temos responsabilidade pelos videos, tanto de forma comercial nem caso saiam do ar para postar eles novamente. Está dividido em 3 partes. Não trabalhamos nem com venda, nem com downloads de episódios, é apenas para divulgação da série.












0 comentários:

Postar um comentário