10 de abr. de 2009

S01E06

Temporada: 1
Episódio: 6
Nome Original: Ozone Hole
Nome Português: O Buraco na Camada da Ozônio
Código: S01E06

Resumo:

Duke Nukem está na Antártica, no Pólo Sul, onde mantêm uma fábrica de ar condicionado, junto de seu ajudante Roupa de Chumbo (mas que Nukem insiste em chamar de Cabeça da Bagre). A real intenção dessa fábrica é fazer com que o CFC saia desses aparelhos de ar condicionado e destruam a camada de Ozônio, permitindo que a radiação do Sol invada o local onde estão e seja ampliada por uma lente gigante. Dessa forma, Nukem tem total controle sobre a radiação e muito poder. Já na Ilha da Esperança, os protetores sofrem com o imenso calor, até que Ma-Ti e Wheeler chegam com um novo aparelho de ar condicionado. Quando todos aproveitam o ar mais fresco, incluindo Sushi (macaco de estimação de Ma-Ti), Gaia os chama para mais um alerta global. Ela mostra como Nukem está aumentando consideravelmente o buraco na camada de ozônio na região do Pólo Sul e pede que os protetores impeçam aquilo. Eles partem para o extremo sul do planeta.

Ao chegarem ao local, decidem que é melhor chegar sem que Nukem perceba e, para isso, usam um moderno veículo que pode deslizar no gelo, chamado de "barco de gelo" [nota: apesar do nome "barco", não fica sobre a água, mas sobre terra firme congelada]. Ao chegarem à fábrica de ar condicionado de Nukem, são notados e atacados pelo vilão. Ele provoca uma avalanche, afastando temporariamente os protetores. Esses decidem se dividir para chegar a fábrica novamente em meio a uma tempestade de neve. Wheeler, dizendo estar acostumado com a neve do Brooklyn, leva Ma-Ti consigo por um lado, enquanto Linka, Kwame e Gi, orientados pela experiente russa da Sibéria, vão por outro. O grupo de Linka chega primeiro a fábrica e sabotam parte dela. Mas são surpreendidos por Nukem e ficam com os pés presos quando ele derrete a neve abaixo deles e ela volta a congelar. O anel de Gi cai no meio do gelo, impedindo que ela o use na neve - água congelada. Como Ma-Ti e Wheeler se perdem devido a desorientação do americano, eles chegam acidentalmente a fábrica muito depois, sem que Nukem perceba. Ao verem os amigos com problemas, Ma-Ti pede a ajuda de pingüins da região, que vão até os protetores e dão bicadas no gelo onde eles estão presos. Isso impede que eles se queimem mais com a radiação muito próxima à eles. Wheeler usa seu poder e rouba o gerador principal da fábrica, paralisando ela.

Roupa de Chumbo e Duke Nukem percebem a presença dos outros dois protetores. Ao tentar chegar até eles, eles fogem novamente usando o barco de gelo. Nukem usa seu próprio veículo para uma perseguição. Mesmo usando seus poderes, os protetores não conseguem parar Nukem, que usa muita radiação para continuar a perseguição. Ao provocar um acidente com o veículo dos protetores, eles ficam presos no gelo. Quando Nukem vai atacá-los, seu poder acaba por ter ficado muito longe da radiação. Dessa forma, os protetores unem seus poderes para chamar o Capitão Planeta. Nukem foge de volta para sua fábrica, para ganhar mais poder com a radiação. Planeta, sabendo do perigo que a radiação pode lhe causar, pega "emprestada" a roupa de chumbo de Cabeça de Bagre. Ao chegar perto de Nukem, não sente os perigos da radiação e engana o vilão. Ele destrói a lente gigante que ampliava a radiação para Nukem, que foge levando Cabeça de Bagre consigo.

De volta a Ilha da Esperança, os protetores passam calor novamente. Quando vão se refrescar, Ma-Ti diz que tem que devolver o ar condicionado, por liberar CFC prejudicial à camada da ozônio. Eles concordam e se refrescam com água.

Curiosidades do episódio:

. Nenhum protetor é protagonista do episódio.
. É um dos primeiros episódios em que aparece o macaquinho de estimação de Ma-Ti, chamado de Sushi.
. O buraco na camada de ozônio é um fenômeno que ocorre somente durante uma determinada época do ano, entre agosto e início de novembro (primavera no hemisfério sul). Quando a temperatura se eleva na Antártica, em meados de novembro, a região ainda apresenta um nível abaixo do que seria considerado normal de ozônio. No decorrer do mês, em função do gradual aumento de temperatura, o ar circundante à região onde se encontra o buraco inicia um movimento em direção ao centro da região de baixo nível do gás. Desta forma, o deslocamento da massa de ar rica em ozônio (externa ao buraco) propicia o retorno aos níveis normais de ozonificação da alta atmosfera fechando assim o buraco.
. Um dos países que mais sofre com esse fenômeno é a Austrália.

A seguir, é possível conferir o episódio com som original (dublado em inglês). Os videos estão hospedados no YouTube por um usuário chamado Shadowboro. Não temos responsabilidade pelos videos, tanto de forma comercial nem caso saiam do ar para postar eles novamente. Está dividido em 2 partes. Não trabalhamos nem com venda, nem com downloads de episódios, é apenas para divulgação da série.








0 comentários:

Postar um comentário